12.15.2005

Em busca da coleção perdida do Rui

Já invocou todos os santos,
vasculhou porões abandonados,
não contente, depois de ligar
pela enésima vez,
foi in loco à procura.
Mas " de fato", como diria meu pai, está perdida.
Lembro meu querido velho falando do Águia de Haia.
No tempo antigo existia a figura do vendedor de livros
(ainda existe?). Batiam de porta em porta.
Meu pai costumava comprar essas coleções.
Na sala de estudos de nossa casa tinha uma estante
recheada de livros e coleções,
mas havia uma parte vaga
e um desses vendedores bate à porta e debulha
o verbo em favor da coleção Rui Barbosa que carregava no peçuelo.
Meu pai, calculista que só, mentalmente encaixa
a coleção no espaço vazio da estante.
- sem rodeios, em quanto fica?
- 300 réis.
-200 e não se fala mais nisso.
- o senhor que manda patrão.
Meu pai comprou a coleção do Rui por metro.
Que barbaridade!
Acho que de desgosto o próprio falecido deu sumiço
nos livros.
Era guri e não sabia a importância e o tesouro
que estava ali ao meu alcance,
queria mais era jogar bola e nica.
Fiquei sabendo mais tarde que o
Rui Barbosa é um dos mais importantes personagens da História do Brasil,
embora tenha dito numa carta que "Futebolistas é sinônimo de vagabundos".
Meu irmão, de mesmo nome, continua em busca dessa coleção
por que é brasileiro e não desiste nunca.
então, se tiver notícias, por favor
entre em contato.
será bem recompensado.

Um comentário:

Anônimo disse...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»